O Dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma erva pertencente à família do girassol. Existem cerca de 100 espécies da planta, e todas elas são benéficas á saúde. Esta bela planta, nativa da Grécia, cresce em regiões temperadas por todo o mundo, sendo familiar a muitos povos. O Dente-de-leão cresce livremente em qualquer área que tenha terra e receba luz solar, e suas qualidades medicinais e nutritivas são conhecidas há séculos.
Podemos distinguir o Dente-de-leão das demais ervas parecidas pela sua haste oca que contém um branco e leitoso líquido amargo, também presente nas folhas e raízes da planta. A flor do Dente-de-leão apresenta forma arredondada e singular, e suas belas pétalas possuem uma coloração amarelo-ouro. A erva floresce no início da primavera, até meados de outono. As flores do Dente-de-leão são utilizadas na produção de corante para lã.
Dentre os benefícios à saúde que esta erva oferece, podemos destacar o seu poder de atuar como um tônico, especialmente para o fígado. As folhas da planta podem ser utilizadas em infusões, ou consumidas em pratos como saladas e cozidos. Além disso, o sumo extraído do caula e das folhas do Dente-de-leão é capaz de combater verrugas, aliviar picadas de abelha, calos e feridas. As infusões feitas com as flores do vegetal também são usadas como tratamento facial, conferindo frescor e beleza à pele.
A seguir, confira belas e diversas imagens de Dente-de-leão: